A doença do refluxo gastroesofágico e sua complicação, esôfago de Barrett, são dois modernos epidemias ocidentais, e eles são administrados por uma combinação de abordagens médicas e cirúrgicas. Dois novos métodos endoscópicos baseada em radiofrequência, Stretta e HALO, foram introduzidos recentemente, e eles estão com o objetivo de alterar a conformidade da junção gastroesofágico e ablação mucosa metaplásico do Barrett, respectivamente.
MÉTODOS: Foram revistos PubMed para todos os estudos relativos à Stretta e tecnologias halo e coletou dados sobre técnicas, eficácia clínica, segurança, tolerabilidade e durabilidade do efeito.
RESULTADOS: Embora existam limitações, a segurança, eficácia, tolerabilidade e durabilidade da aplicação de energia de radiofrequência endoscópico são robustos e preparada para facilitar a gestão não cirúrgica da doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) e o esófago de Barrett.
CONCLUSÕES: Durante a última década, Stretta e HALO tornaram-se opções valiosas nos algoritmos atuais da gestão da DRGE refratária e esôfago de Barrett. vigilância em curso sobre os benefícios de longo prazo de radiofrequência e seu efeito sobre a estrutura e função do esôfago vai permitir que os aplicativos ainda maiores e mais bem-sucedidas.
CR Subramanian, G. Triadafilopoulos
Cirurgia Europeia, publicado on-line janeiro 2013, DOI 10,1007 / s10353-013-0243-7